Nas montanhas e nas várzeas, nasce todos os dias o céu azul puríssimo de Pedro J. Corrêa, o diamante de rara grandeza chamado Piranguçu (MG) que celebra 60 anos de emancipação. Localizado na extremidade do Sul de Minas Gerais, o município é abraçado pelas cidades mineiras de Brasópolis, Itajubá, Piranguinho, Wenceslau Braz e, pelas paulistas, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Com uma paisagem de encher os olhos, Piranguçu é sinônimo de tradição, encanto, simplicidade, aconchego e belezas naturais.
A história inicia-se no século XIX com a chegada dos primeiros moradores na região – que na época era distrito de Itajubá -, introduzindo a agropecuária como atividade sociocultural e econômica. Sob os pilares de uma capelinha dedicada a Santo Antônio, nasce a primeira ideia de comunidade que, aos poucos, vai se estabelecendo no entorno, dando forma ao que viria ser a cidade de Piranguçu. Nasce, assim, um forte vínculo dos moradores com as tradições e festejos cristãos que, posteriormente, anexam as festas cívicas e as exposições agropecuárias no currículo cultural e social da cidade.
A cidade mineira conta com 5.997 habitantes, de acordo com o IBGE (2022). A disposição das terras em fazendas e pequenas propriedades, sob uma superfície de 206,42 km², e o contexto histórico tornaram Piranguçu destaque na agropecuária, sendo hoje uma das suas principais atividades econômicas. Contudo, o desenvolvimento da cidade também está pautado no incremento da atividade industrial e do empreendedorismo.
Quando se fala de meio ambiente, o município detém 65% de Área de Preservação Ambiental (APA) com uma riquíssima fauna, flora e hidrografia, pertencentes ao domínio da Mata Atlântica. A diversidade de espécies – endêmicas ou raras – tornam a Serra da Mantiqueira um dos principais hotspots do Brasil e do mundo, ou seja, o município de Piranguçu é uma área prioritária para a conservação ambiental.
Assim, a partir de tamanha dimensão ambiental, surgem no município oportunidades sociais, econômicas e culturais que visam garantir a preservação do ecossistema como o ecoturismo, a produção agroecológica, boas práticas de conservação e restauração florestal para conservação hidrográfica e, a educação ambiental como a base para promover o intercâmbio entre os moradores com o ecossistema, restaurando o respeito e a reverência pela natureza.
Em celebração a tamanha grandeza histórica, cultural e ambiental, é imprescindível que os visitantes e moradores de Piranguçu explorem de forma ecológica as belezas naturais do município por meio de suas trilhas, escaladas, trekking, vôo de paraglider, ciclismo, entre outros. Partindo para a culinária, o município destaca-se pela produção de doces caseiros e cachaça artesanal. Além da celebração cultural com as festas religiosas, desfiles cívicos e a distinta produção de artesanato.
Das flores cor de rosa do ipê às noites estreladas, Piranguçu é um município nutrido de beleza que encantam não só os olhos, mas que irradia simpatia na sua recepção. Celebrar seus 60 anos de emancipação é ato simbólico de reafirmar o esplendor de uma região que, como marcado em seu hino, é uma “terra de muitas riquezas, a mais bela é a que se faz tradição do povo: é a certeza de viver feliz, em paz”.
Por Juliana Faria
Jornalista
Colaboradora da ONG Abutres da Mantiqueira
Todos os Direitos reservados.