Encerrando as ações do XIV ENDURO A PÉ DA SERRA a ONG Abutres da Mantiqueira realizou a entrega dos alimentos arrecadados durante as inscrições do evento. Levando em consideração que o Enduro a Pé sempre levou em conta a associação de preservação ambiental e desenvolvimento social, este ano a ação social tratou da doação de alimentos a instituição Lar Santo Antonio, entidade de muita relevância no município de Piranguçu.
As ações ambientais ficam por conta de investimentos feitos no viveiro de mudas. Depois de alguns anos avaliando os plantios de mudas feitos durante alguns eventos anteriores observou-se que a grande maioria das mudas plantadas não sobreviveu, sendo assim a ONG realiza as ações de plantio de uma forma mais eficaz, ou seja, doando mudas para programas de conservação de nascentes em parceria com o poder publico ou doando as ações a Policia Ambiental ou ainda realizando plantios em áreas de preservação durante eventos em que o clima favorece um crescimento e desenvolvimento melhor as mesmas. O viveiro propriamente dito é um dos resultados de ações ambientais que recebe recursos com as arrecadações obtidas no Enduro a Pé, mesmo que hoje o próprio projeto do viveiro se mantém.
A ação social de 2023 foi concluída neste, 22 de maio com a entrega realizada na sede do Lar Santo Antonio, entidade que acolhe por volta de 30 (trinta) idosos e vem ao longo dos anos melhorando as condições de atendimento aos mesmos. Na oportunidade a ONG renova o compromisso para com o desenvolvimento social, ofertando em parceira com o poder publico oportunidade de lazer e de pratica esportiva com responsabilidade compartilhada entre todos, despertando na comunidade o conceito de crescimento mútuo.