Mulheres na Conservação da Natureza: Agentes de Mudança e Guardiãs do Meio Ambiente []

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento de reflexão, reconhecimento e celebração das conquistas e lutas das mulheres ao redor do mundo. É uma oportunidade para enaltecer a coragem, a resistência e a contribuição das mulheres em todas as esferas da vida, na política, na ciência, na cultura, nos direitos humanos e na conservação da natureza. Num mundo onde os desafios ambientais se tornam cada vez mais urgentes, as mulheres emergem como protagonistas na luta pela conservação da natureza. Longe de serem apenas espectadoras, elas desempenham papéis essenciais como agentes de mudança e guardiãs do meio ambiente.

Mulheres_Meio_Ambiente.jpg

Em diversas partes do mundo, mulheres estão na linha de frente de projetos de conservação, liderando iniciativas de conservação de áreas naturais, preservação de espécies ameaçadas e promoção de práticas sustentáveis, incluindo técnicas agrícolas sustentáveis, uso de plantas medicinais e métodos de preservação de recursos naturais[i]. Seja na gestão de reservas naturais, na educação ambiental ou na defesa de direitos territoriais de comunidades tradicionais, elas demonstram conexão e compromisso com o planeta. No Brasil, a Rede Vozes Negras pelo Clima busca amplificar as vozes de mulheres negras e indígenas e promover uma agenda antirracista na luta contra as mudanças climáticas, desenvolvendo soluções para problemas locais, como gestão de resíduos sólidos e defesa de territórios[ii].

A forte conexão cultural e econômica das mulheres afrocolombianas com o oceano tem papel fundamental na conservação da biodiversidade marinha por meio de práticas de pesca sustentáveis e conhecimentos tradicionais sobre o ecossistema costeiro[iii]. As marisqueiras na Reserva Extrativista de Canavieiras, na Bahia, possuem um profundo conhecimento tradicional sobre os ecossistemas locais e utilizam práticas sustentáveis de manejo dos recursos naturais, contribuindo para a preservação da biodiversidade[iv]. As mulheres quebradeiras de coco da palmeira de babaçu desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade, pois sua subsistência está diretamente ligada à preservação do ecossistema local, incentivando práticas de manejo sustentável[v].

           A participação das mulheres na conservação ambiental pode levar ao empoderamento econômico - geração de renda por meio do ecoturismo, da agricultura orgânica e do artesanato baseado em recursos naturais[vi] - e social – defesa de seus direitos, melhorias de suas condições de trabalho e reconhecimento de seu papel na conservação ambiental e no desenvolvimento localiv. As mulheres ainda desempenham um papel fundamental na conservação de recursos genéticos vegetais, mantendo bancos de sementes e conservando variedades tradicionais que contribuem para melhorar a segurança alimentar das famílias e fortalecer a soberania alimentar das comunidades[i].

Além de seu papel prático na conservação, as mulheres também desempenham um papel fundamental na transmissão de valores ecológicos e na promoção de uma cultura de respeito à natureza. Como mães, educadoras e líderes comunitárias, elas influenciam as próximas gerações e moldam atitudes em relação ao meio ambiente.

Apesar de sua contribuição vital, os estudos mostram que as mulheres frequentemente enfrentam desafios únicos que afetam suas capacidades de conservação, incluindo falta de reconhecimento de seu conhecimento e contribuições, falta de representação em posições de liderança, acesso desigual aos recursos e ameaças à sua segurança. No entanto, sua resiliência e determinação são inspiradoras, e elas continuam a desafiar normas sociais e a quebrar barreiras para proteger o meio ambiente.

Esse texto destaca a importância do envolvimento das mulheres na conservação ambiental e ressalta a necessidade de promover sua participação equitativa e empoderá-las para enfrentar os desafios ambientais globais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e degradação ambiental. Reconhecer e valorizar o papel das mulheres na conservação da natureza, não apenas como parte da solução, mas a força motriz por trás da transformação necessária para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. É crucial que suas vozes sejam ouvidas e que sejam criados espaços para sua participação ativa e igualdade de oportunidades nos processos de tomada de decisão na área ambiental.


[i] Sood, M., Gupta, V., & Jan, A. (2015). Role of women in conserving plant genetic resources and related traditional knowledge for food security. Plant genetic resources and traditional knowledge for food security, 237-253.

Viii Sax, S., & Angelo, M. (2019). Brazil's ‘coconut breakers’ feel the squeeze of Cerrado development. In Mongabay. Retrieved November 29, 2021, From https://news.mongabay.com/2019/11/brazils-coconut-breakers-feel-the-squeeze-of-cerrado-development/


[i] Mago, P., & Gunwal, I. (2019). Role of women in environment conservation. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3368066

[ii] Brasil de Fato. Rede de mulheres negras discute mudanças climáticas e articula propostas de políticas públicas. https://www.brasildefato.com.br/2023/08/29/rede-de-mulheres-negras-discute-mudancas-climaticas-e-articula-propostas-de-politicas-publicas

[iii] Neto, D. B., & Rangel, K. S. (2023). Ecofeminismo e conservação da natureza: um estudo de caso sobre a importância das mulheres afrocolombianas para a pesca artesanal. GEOgraphia, 25(54).

[iv] Voz da Natureza e da Mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil: Sustentabilidade Carmo, J. C., Pires, M. M., Jesus Júnior, G., Cavalcante, A. L., & Trevizan, S. D. P. (2016). Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil: sustentabilidade ambiental e de gênero na perspectiva do ecofeminismo. Revista Estudos Feministas, 24(1), 155–180.

[v] Puppim de Oliveira, J. A., Mukhi, U., Quental, C., & de Oliveira Cerqueira Fortes, P. J. (2022). Connecting businesses and biodiversity conservation through community organizing: The case of babassu breaker women in Brazil. Business Strategy and the Environment, 31(5), 2618-2634.

[vi] Saini, I., Prashant Kaushik, P., & Saini, B. L. (2019). Role of Indian Women in

Conservation of Biodiversity. International Journal of Current Microbiology and Applied Sciences. 8(04): 63-68.